assebrasp@assebrasp.com.br | (31) 3226-9047ou (31) 3226-9720

6 jan

7 dicas para começar bem o Ano

Começo de ano é sempre cheio de expectativas. Os desejos mais comuns são em relação a uma melhora na saúde e a renovação das energias para aproveitar ao máximo os bons momentos da vida.

O desafio normalmente está em como começar essas mudanças para se ter uma rotina de vida melhor. Selecionamos para você algumas dicas para mudar os velhos hábitos e começar viver de forma mais equilibrada e saudável:

Planeje as suas refeições

A dica é fazer um cardápio da semana com o que vai entrar e o que não vai estar presente nos seus pratos. A organização vai trazer clareza e vai facilitar uma dieta mais equilibrada e saudável. Você pode também preparar as refeições e armazená-las em marmitas para levar para o trabalho ou faculdade.

Consuma menos sal

Apesar de ser bom e necessário não devemos consumir o sal de qualquer maneira. Quando ingerido em excesso, pode causar o aumento da pressão arterial e o aumento da retenção de líquidos, que leva ao ganho de peso. O ideal, segundo os nutricionistas, é consumir entre 2 a 4 gramas por dia (aproximadamente uma colher de chá).

Beba mais água

Estar sempre hidratado garante e mantém o corpo saudável. A quantidade de água recomendada por dia é de 2 a 3 litros no mínimo. Para te ajudar com essa meta, mantenha uma garrafa sempre por perto.

Faça exercícios físicos

Se ainda não começou na academia, a hora é agora! Comece devagar, com treinos leves e de curta duração, nem que seja uma caminhada. Com o tempo você vai se adaptar e vai deixar de ser uma pessoa sedentária.

Invista no seu sono

Quando você melhora sua alimentação e mantém uma atividade física constante, o seu sono melhora como consequência dessas práticas. Outra dica para dormir bem é evitar a cafeína e refeições pesadas e gordurosas antes de ir para a cama.

Faça um check-up

Agende uma consulta médica ainda no começo deste ano, faça os exames básicos e esteja em dia com a sua saúde. É sempre melhor prevenir para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Seja grato

Outra dica importante, talvez uma das mais valiosa para revigorar as energias nesse novo ano, é praticar a gratidão. Quando somos gratos, passamos valorizar mais a vida, além da sensação de prazer e bem estar em nosso corpo através da liberação de dopamina quando praticamos esse ato tão simples.

Fontes:
Revista Saúde Fortaleza
Proxismed
Dermaclub
El país