assebrasp@assebrasp.com.br | (31) 3226-9047ou (31) 3226-9720

13 jan

4 Dicas para o uso consciente do seu Plano de Saúde

Antes visto como um artigo de luxo, o plano de saúde tem sido cada vez mais uma prioridade para as famílias brasileiras que buscam qualidade e tranquilidade para um acompanhamento médico. Mas não basta contratar o plano de saúde para ficar livre das surpresas. Para otimizar o uso do seu plano e te ajudar a aproveitar todos os benefícios disponíveis, preparamos algumas dicas que vão facilitar sua vida.

1. Observe a carência do plano
É chamado de carência o tempo que você precisa aguardar para consultar, fazer exames e internações quando você contrata o plano de saúde. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o prazo máximo de carência para emergências é de 24 horas, para a realização de partos é de 300 dias, para doenças preexistentes (aquelas que você ou um dos assegurados pelo plano já possuíam) o prazo é de dois anos e, para outros procedimentos, de seis meses. Estes números se referem ao prazo máximo para cada procedimento. Assim, vale a pena conferir com o atendimento da Assebrasp, quais são os prazos de carência de cada necessidade para não ter problemas.

2. Dê preferência aos médicos da rede credenciada
Como conhecer a rede credenciada? A forma mais simples de fazer isso é acessar o site do plano e entrar na página da rede credenciada. Lá você terá acesso a todos hospitais, clínicas e consultórios dos profissionais disponíveis. Procure um que atenda próximo da sua casa ou do trabalho. Uma opção também é procurar os médicos pela especialidade que você precisa, como um ortopedista (que trata do aparelho locomotor – ossos, músculos, ligamentos e articulações) ou um dermatologista (que cuida dos tratamentos da pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas). Caso prefira, ligue para a central de atendimento do plano e peça a indicação de um profissional. Se tiver dúvida de como fazer isso, fale com o nosso atendimento.

3. Esteja com carteirinha do plano sempre à mão
Além da carteirinha, não se esqueça de um documento de identificação com foto (RG, carteira de habilitação ou passaporte) para ser atendido. Se a carteirinha do seu plano ainda não chegou, não se preocupe. Entre em contato com a Assebrasp e peça o número. Mas fique tranquilo, a partir do momento que você assina o contrato já está protegido e pode usar o plano normalmente, levando sempre em consideração os prazos de carência.

4. Antes de assinar as guias, confira tudo!
A guia do plano de saúde é um papel em que o médico anota os serviços que foram realizados e também os pedidos de exames que você terá que fazer. Quando você assina as guias, está confirmando que passou pelos procedimentos que estão anotados – e vai pagar por eles pelo plano de saúde. Por isso confira antes e nunca assine uma guia em branco.

Dica extra: Planos diferenciados com coparticipação e reembolso
Caso o seu plano de saúde seja do tipo com coparticipação, Ainda que você use a rede credenciada, terá que pagar uma parte da consulta junto com a mensalidade. Isso está previsto no contrato que você assinou na hora de contratar o plano; Agora, se o seu plano trabalha com reembolso e você prefere ser atendido por um médico que não faz parte da rede credenciada, não se esqueça de guardar a nota fiscal e os comprovantes da consulta. Esses documentos devem ser enviados junto com uma carta de pedido de reembolso.

Esperamos que estas simples dicas te ajude a usar o seu plano de forma consciente e amigável para ficar tranquilo e seguro. Para quaisquer outras dúvidas, fale com o nosso atendimento através do chat ou pelo telefone.